O que é dor de dente?

em Endodontia

A causa mais comum de dor de dente, ou dor na região das mandíbulas e face, é a cárie dentária. Uma vez formada uma cavidade, isso pode levar à inflamação do nervo e do vaso sanguíneo no centro do dente (pulpite). Dores curtas e agudas geralmente ocorrem em resposta a alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces.

Se a dor de dente durar mais de 3 minutos, é provável que o dente esteja morrendo. Se a cárie deixada não for tratada, a polpa morre e fica infectada, causando um abscesso dentário.

A dor de um abcesso dentário caracteriza-se, geralmente, quando há pressão sobre o dente e está latejando de maneira contínua.

O que devo fazer se tiver dor de dente?

Se você tiver dor de dente, procure orientação imediata do seu dentista antes que o problema se agrave. A pulpite é freqüentemente reversível e, uma vez que seu dentista tenha identificado e tratado o problema (geralmente com um preenchimento simples), a dor de dente desaparecerá.

Um abscesso dentário exigirá tratamento do canal radicular se o dente for salvo ou até mesmo a extração do dente. No entanto, o seguinte conselho pode ser útil até que você consiga ver seu dentista. Evite alimentos e bebidas quentes, frios ou doces. Isso ajudará a prevenir a dor da dor de dente.

Se a dor for prolongada e grave, analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno podem proporcionar algum alívio. Lembre-se, mesmo que a dor vá embora, sem tratamento, ela acabará voltando e piorando.

Se a dor for causada por superfícies radiculares expostas, o creme dental para dentes sensíveis, seja usado normalmente ou esfregado na raiz exposta, pode ser útil. A pasta de dentes pode levar alguns dias para funcionar. Se isso não der certo, seu dentista poderá selar a área ou aplicar remédios mais fortes para ajudar. Um enxaguatório bucal de água salgada quente (uma colher de chá de sal para um copo de água) usado para enxaguar bem a área dolorida pode ajudar se o problema for causado por um dente em erupção.

O que causa dor de dente?

• Cárie dentária.
  • Uma fratura do dente.
  • Um dente rachado. Isso pode ser invisível e, portanto, pode ser difícil de diagnosticar.
  • Dentina exposta ao redor do pescoço dos dentes após recessão gengival ou escovação vigorosa pode causar sensibilidade com alimentos e bebidas quentes, frios e ácidos.

Os seguintes problemas também podem causar sintomas semelhantes aos da dor de dente, mesmo que os dentes estejam livres de doenças:

• um abscesso gengival devido à gengiva (doença periodontal)
  • úlceras nas gengivas (gengivite ulcerativa aguda)
  • úlceras nos tecidos moles do exame, língua e lábios
  • inflamação da gengiva em torno de um dente que está em erupção na boca (pericoronarite), particularmente dentes do siso
  • inflamação dos sinus (sinusite), frequentemente vista em resfriados, pode ser confundida com dor de dente na mandíbula superior.

Várias outras condições também podem causar dor na boca – sempre procure orientação do seu dentista se tiver dor de dente.

odontologia-tonon-agende-uma-consulta-dentista-na-penha
A CLÍNICA ODONTOLÓGICA QUE VOCÊ BUSCAVA, PERTINHO DE VOCÊ